Planejamento Estratégico: Por onde começar?

Planejamento Estratégico

Um planejamento estratégico é cíclico. Uma vez iniciado o processo de gestão da estratégia de uma empresa, ele nunca termina, pois os objetivos mudam com o passar do tempo, os cenários mudam, as pessoas mudam, o mercado muda. Por mais que tenhamos` macro-objetivos de longo prazo, a maneira mais fácil de atingir tais anseios, é segmentá-los em ciclos menores, com definições claras das metas que pretendemos atingir.

Nossas vidas pessoais funcionam da mesma forma. Se você deseja adquirir um carro novo, o que é mais fácil: criar um único objetivo “Comprar um carro novo”? Ou segmentar em objetivos menores, incluindo “Efetuar curso de aperfeiçoamento”, “Ascender na minha empresa”, “Reduzir custos” e finalmente “Comprar o tão sonhado carro novo”. Perceba como no segundo caso, por mais simples que seja, é mais fácil perceber o “quê” realmente será necessário para alcançar esse objetivo.

Mas para aquela empresa que ainda não efetua planejamento estratégico, como começar?

Visão Missão e Valores

Visão, Missão e Valores

O ciclo de gestão estratégica inicia-se pela definição de uma visão que represente um estado futuro desejável, que inspire e motive as pessoas a mudar. Essa visão deve ser ambiciosa, mas cuidado, deve-se manter realista. É necessário ter conhecimento das capacidades e do motor organizacional para definir o intervalo dos ciclos de gestão e, assim, comprometer o seu alcance dentro de determinado tempo. Uma vez que há o conhecimento do motor organizacional, é possível definir as metas globais que quantificam essa visão. Ou seja, definir exatamente o que será necessário para que seja possível alcançá-la e como medir os resultados para esse alcance.

O segundo passo é a definição da missão. Ela representa a razão de ser da organização e as funções básicas a serem compridas. São as principais atividades associadas ao escopo do negócio da empresa. Em palavras simples, a missão contém os métodos que a empresa utilizará para trabalhar no alcance das metas globais. Esses métodos deverão ser traduzidos em estratégias que possam ser repassadas a todas as camadas da instituição para que o esforço seja mútuo.

Todas as pessoas da empresa deverão saber qual a sua visão e quais serão os métodos e estratégias (missão) para atingi-la. Desse modo, os projetos estratégicos realmente farão sentido ao cotidiano dessas pessoas, e os objetivos institucionais passam a fazer parte dos objetivos pessoais de todos os envolvidos. Seguindo esse mecanismo, torna-se tangível o alcance dos resultados esperados.

Valores

Conforme o ciclo organizacional vai avançando, resultados são obtidos (sendo eles positivos ou negativos), e com isso, haverão dados para que o corpo gestor possa efetuar a revisão do planejamento e readequamento das metas. É por isso que o planejamento é cíclico, para que seja possível adequar o planejamento de acordo com o aprendizado da instituição e os resultados obtidos.

O terceiro e último passo necessário é a definição dos valores em que a empresa se baseia. Também conhecidos como princípios, os valores indicam as formas como a empresa lidará no dia-a-dia de trabalho para alcance dos objetivos. Todas as empresas possuem uma filosofia de trabalho que permeia todas as suas atividades, inclusive a visão e missão.

Os valores indicam quais os preceitos morais a empresa tomará diante as atividades executadas e todas as pessoas da organização deverão seguir esses mesmos preceitos. Eles podem ser adaptados quando há mudanças de controle (nova gestão, fusão, aquisição, etc), e estão intimamente ligados com a cultura organizacional.

A Visão, Missão e Valores são elementos essenciais para iniciar o planejamento estratégico em uma empresa. Esses elementos indicam quem é a empresa, onde ela quer chegar e quais são os princípios que ela mantém e manterá para atingir seus objetivos. Com esses elementos em mãos, é possível criar caminhos mais visíveis e de conhecimento de todos, que facilitam muito a gestão.

Referências

DRUCKER, P. Sociedade pós-capitalista. 2a ed. São paulo: Pioneira, 1994.

LOUNDARES, Paula. Gestão Estratégica: o caminho para a transformação. 1a ed. Falconi, 2008

Créditos da imagem de capa: Designed by Freepik

2 thoughts on “Planejamento Estratégico: Por onde começar?”

  1. Pingback: Planejamento Estratégico – Motor Organizacional – Blog | Acml

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *