Planejamento de Marketing: um pilar do Planejamento Estratégico

planejamento de marketing

O Planejamento de Marketing é um dos primeiros elementos do Planejamento Estratégico a ser pensado em qualquer empresa, seja desenvolvendo as características de marca, definindo a visão pública ou procurando os primeiros clientes. De fato, o marketing é o passo essencial em busca da venda, da conversão de leads em clientes. É também com marketing que muitos recursos financeiros e humanos são investidos, é preciso portanto, muita sabedoria e planejamento no momento de elaboração dos projetos de marketing e de definir as metas de conversões.

Quer que a sua marca seja lembrada e reconhecida no mercado? Quer mudar a opinião das pessoas? Quer demonstrar os diferenciais do seu produto? Quer explorar um novo segmento? Quer vender mais? Todos esses objetivos estratégicos precisam ter o seu desempenho medido, monitorado e analisado através de indicadores e KPIs, e estruturados de uma forma que seja possível detectar os gargalos e impactos nos demais pilares da sua empresa.

A seguir listaremos alguns indicadores que podem ser utilizados para medir o desempenho do seu planejamento de marketing.

  • Percentual de Leads obtidos através dos canais – Contabilizar os leads individualmente para cada canal (e-mail, site, mídias sociais, atendimento, etc) em relação ao total de leads. Permite entender onde os investimentos apresentam melhores retornos.
  • Percentual de Prospectos convertidos em Clientes – Relação entre os clientes interessados pelo seu produto e aqueles que viraram clientes. Um resultado baixo indica que o cliente se interessa pelo produto, mas o processo de venda tem dificuldades em realizar a conversão.
  • Percentual de Leads convertidos Clientes – Relação entre os leads que entraram no funil de vendas e chegaram até a última etapa (cliente). Leads são geralmente espontâneos, orgânicos e desqualificados. Ou seja, são pessoas que chegaram a um dos canais por meio indireto.
  • Custo de Aquisição de Cliente – Total gasto com vendas e marketing em relação ao total de clientes convertidos. Auxilia a compor a rentabilidade do negócio e escalabilidade.
  • Percentual de Satisfação de Clientes – Resultado da pesquisa de satisfação. Auxilia a identificar se o seu cliente está satisfeito com o seu produto ou serviço.
  • Percentual de novos clientes – Percentual dos novos clientes obtidos em relação ao total de clientes. Um resultado muito elevado demonstra uma alta rotatividade e baixo índice de retorno.
  • Ticket Médio – Valor faturado proveniente de vendas em relação ao total de clientes.
  • Market Share – Percentual do seu segmento de mercado que é atendido pela sua empresa.

Todos esses KPIs auxiliam a avaliar a efetividade dos processos de marketing e estão diretamente ligados aos aspectos financeiros da sua empresa. Por isso, devem fazer parte do planejamento estratégico como um todo. O Balanced Scorecard agrupa os objetivos estratégicos voltados ao marketing, dentro da perspectiva “Mercado e Clientes”, e permite entender os impactos dos resultados de marketing nas demais perspectivas do negócio.

Muito mais do que planejar, é preciso mensurar. É preciso ter dados e números a disposição, de modo a justificar os resultados obtidos e identificar a situação atual do seu negeocio. Um planejamento estruturado trás disciplina e confiança para a tomada de decisão além de alinhar o pensamento estratégico em todos os pilares corporativos.

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