Elementos do Planejamento Estratégico: Projeto Estratégico

Este é o segundo post da série “Elementos do Planejamento Estratégico”, onde buscaremos entender qual o papel dos principais itens a serem estruturados no momento da construção de um planejamento estratégico adequado. Falaremos hoje a respeito do Projeto Estratégico, que é aquele elemento que conduz a estratégia corporativa para a execução.

Capa Projeto Estratégico

O Projeto Estratégico, também conhecido como Plano de Ação ou ainda, Iniciativa Estratégica, é basicamente um conjunto de ações ou atividades que precisam ser executadas atendendo a um escopo definido, dentro de um prazo definido e por um determinado grupo de responsáveis. Geralmente, podemos agrupar os projetos institucionais em 3 grupos principais:

  • Remediativos – aqueles projetos cujas atividades buscam regularizar alguma situação institucional ou corrigir alguma falha de processo. Geralmente são construídos a partir da conclusão de baixo desempenho dos indicadores de um determinado objetivo. De forma fácil, podemos dizer que os projetos remediativos são criados para averiguar e sanar problemas que estejam impactando negativamente nos objetivos estratégicos institucionais.
  • Preventivos – aqueles projetos cujas atividades são criadas a fim de garantir condições para que o desempenho dos objetivos estratégicos não caia em um futuro próximo. Ou seja, são aqueles projetos que mantém o bom funcionamento dos processos e áreas corporativas.
  • Oportunidade ou Melhoria Contínua – os projetos neste grupo são aqueles que possuem como escopo a melhoria dos processos internos, obtenção de novos mercados, profissionalização dos envolvidos, entre outros. São de extrema importância, pois permitem que os gestores traduzam os objetivos institucionais (altamente estratégicos) em um conjunto segmentado de etapas (ações operacionais) mais tangível aos colaboradores. Os projetos de Oportunidade são responsáveis pelas ações inovadoras e principalmente pelo crescimento institucional.

Para que um projeto possa ser executado, ele precisa de 3 elementos básicos: Um escopo, Um prazo e um Responsável. Com essas informações em mãos, será possível efetuar um desmembramento do projeto em atividades menores com responsáveis diretos. O projeto em si é estratégico, mas as suas ações são totalmente operacionais e portanto, requerem o envolvimento das pessoas.

As atividades em si, devem possuir um maior detalhamento para que possam ser executadas com a maior clareza possível. Há algumas ferramentas como o 5W2H que auxiliam no correto detalhamento dessas atividades, falaremos sobre essa ferramenta em posts futuros aqui do blog. Há ainda a possibilidade de vínculo entre os projetos e orçamentos, a fim de efetuar um melhor controle dos valores a serem investidos em cada iniciativa.

É extremamente importante que os Projetos Estratégicos estejam diretamente ligados aos Objetivos Estratégicos e que sejam monitorados através de ferramentas do tipo cronograma ou Gantt. É preciso também efetuar análises e averiguar se a execução correta das atividades, está realmente gerando impactos positivos nos indicadores e KPIs vinculados. Tudo isso é facilitado quando utilizado em conjunto com ferramentas de controle e planejamento como o Gpam.

Gpam Gráfico Gantt

1 thought on “Elementos do Planejamento Estratégico: Projeto Estratégico”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *