Balanced Scorecard e Mapa Estratégico

BSC e Mapa Estratégico

Desenvolvido e disseminado principalmente por Kaplan e Norton nos anos 90, o Balanced Scorecard (BSC) é basicamente um meio de traduzir os macro-objetivos estratégicos e a visão da empresa em uma série de metas definidas e mensuráveis, abrangendo as principais funções departamentais. É sem dúvida a metodologia de gestão do planejamento mais amplamente difundida e documentada.

O BSC pode ser utilizado tanto no desenvolvimento quanto na implementação das estratégias corporativas. Originalmente a metodologia defende que toda meta mensurável e todo objetivo estratégico, pode ser alocado em uma das seguintes perspectivas:

  • Perspectiva financeira: receitas, margens brutas e operacionais, retorno sobre investimento, fluxo de caixa, etc.
  • Perspectiva do cliente: participação do mercado, satisfação do cliente, retenção de clientes, desempenho e qualidade de entrega, etc.
  • Perspectiva dos processos internos: produtividade, perdas, gargalos, desempenho de processos, etc.
  • Perspectiva de Aprendizado e Crescimento: satisfação no trabalho, treinamentos, rotatividade, absenteísmo, certificações, etc.

Atualmente, é bastante comum encontrar soluções híbridas do BSC nas corporações, considerando outras perspectivas estratégicas, como a gestão da informação, gestão da inovação e sustentabilidade. O importante é entender que o desmembramento da visão estratégica em objetivos e metas mensuráveis, organizados em perspectivas de negócio e monitoradas através de indicadores de desempenho (ou KPIs), permitem uma melhor visão dos pontos de impacto do negócio e de onde atuar.

Esses pontos de impacto podem ser relacionados entre si, numa atribuição de causa/efeito. A maneira mais eficiente de efetuar esse mapeamento, é através do Mapa Estratégico Organizacional, que nada mais é, do que um esquema onde é possível entender a relação de causa/efeito entre os objetivos estratégicos e de como eles impactam no resultado dentro de cada uma das perspectivas.  Veja a imagem:

Mapa Estratégico

Quando utilizado com eficácia na implementação da estratégia, o Balanced Scorecard ajuda a racionalizar processos, informar e motivar os envolvidos, gerar maior satisfação dos clientes, melhorar o entendimento e obtenção de resultados e, por fim, garantir que todos os envolvidos possam “se enxergar” como participantes ativos nas estratégias da empresa. É preciso também ter cautela: objetivos em excesso com baixa priorização e desencontro de informações deixam o cenário confuso. Muitas vezes é necessária a implantação de ferramentas de gestão capazes de auxiliar na criação e manutenção do planejamento.

 

Referências

EVANS, Vaughan. Key Strategy Tools, The 80+ tools for every manager to build a winning strategy. 1ª ed. ELSEVIER, 2013.

1 thought on “Balanced Scorecard e Mapa Estratégico”

  1. o mapa ajuda a divulgar os planos da empresa aos demais mas ao mesmo tempo alguns objetivos não devem ser divulgados publicamente pois podem conter dados sigilosos e estrategicos

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